Total de visualizações de página

Tradutor

sexta-feira, abril 02, 2010

A abóbora atende seu desejo



Aproveite: 90% da polpa da abóbora é composta de água

Faça um pedido que parece impossível: comer algo gostoso, que vai bem em vários pratos, e não engorda. A abóbora é tão pouco calórica que 100g da polpa cozida têm apenas 20 calorias. Além disso, o fruto da aboboreira, conhecido também como jerimum no Norte e no Nordeste, é muito saudável. Rico em minerais e vitaminas tem betacaroteno, que diminui o risco de câncer, derrame, catarata e doenças cardíacas. Por tudo isso, trata-se de um ingrediente indispensável numa dieta equilibrada.

Da abóbora tudo se aproveita. A polpa dá sabor a pratos doces e salgados, como sopas, compotas e quibebes. A combinação com carne-seca é de dar água na boca. Você pode usá-la também em massas e panquecas.

As flores refogadas e à milanesa, até elas são comestíveis! Experimente adicioná-las à omelete. O gostinho das flores faz toda a diferença.

O brotos chamados de cambuquira, incrementam os ensopados e são servidos como acompanhamento de vários pratos assados.

Já a casca cozida, empresta um gostinho especial ao arroz, à farofa e à carne moída. E as sementes basta torrá-las por cerca de 12 minutos para que elas se transformem num saudável aperitivo.

Se prepare Carnaval 2011 Bloco Abóboras Selvagens.

2 comentários:

Anônimo disse...

poxa que maravilha a abobora...adorei as dicas...e como vai rolar esse bloco aboboras selvanges?

Rui Lemes disse...

Amo! Eu já tive o prazer de comer cambuquira! É uma delícia! rs rs rs

Faz jus ao nome da cidade.

Fico lisonjeado por ter as minhas fotos figurando no layout do site, assim como no vídeo. Belo vídeo, por sinal! Parabéns!

Muito obrigado!

Estarei sempre por aqui, clicando pra saber as novidades.

Abraço a todos. Saudades de Cambuquira!